sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Bullying



Bullying é um termo em inglês que define violência. Geralmente encontramos essas atitudes em escolas, desde a infância já há a manifestação de grupos que se impõem pela sua força.
Normalmente acontece mais entre os meninos, aonde os mais fortes impõe a sua autoridade sobre os mais fracos por meio de agressões e ameaças.
Quantos de nós já sofremos este tipo de agressão? Por qual motivo que seja, obesidade, óculos, dentes grandes, comportamento?
Que tipo de sentimento leva alguém a agredir a uma outra pessoa para impor a sua autoridade? Não seria algum tipo de medo? Seria o fato de enxergar-mos no outro aquilo que rejeitamos em nós mesmos? Ou coisas que temos medo de assumir? De qualquer forma , é incrível ver o sentimento de prazer que certas pessoas tem em ofender a outras. humilhar, expor ao ridículo, causar danos que podem se transformar em coisas piores.
Algum tempo atrás, ouvi um caso de um jovem nos EUA que sofria humilhações por causa da obesidade. O jovem revoltado fez todo o esforço, emagreceu e sua revolta não havia cessado, o jovem revoltado com aqueles que o agrediam e humilhavam em um ato de revolta matou inocentes e agressores na escola e logo após se suicidou.
Paramos pra pensar .... o que se ganha humilhando alguém? Não sabemos como as pessoas podem reagir. Não sabemos o que causamos no interior de uma pessoa quando inventamos apelidos, quando as isolamos, quando agredimos. Não sabemos mesmo o quanto aquilo poderá crescer dentro de uma pessoa.
Chegamos a conclusão de que uma pessoa que tem essa necessidade , só pode ter um nível de baixa-auto-estima muito grande, afinal, precisa fazer o outro sofrer pra se sentir bem?
Aqueles que sofreram este tipo de agressão, assim como eu, não devem se calar. Devem buscar os meios legais de romper com este tipo de agressão. Seja levando a diretoria da escola, ou mesmo a outros orgãos competentes. Não se calem, não sofram calados e não deixem que qualquer coisa que digam a seu respeito te faça cair.
Cada um de nós somos especiais, temos os nossos dons, nossas capacidades, a nossa força. Da mesma maneira temos as nossas imperfeições e quanto a isto, lembre-se que a vida é uma grande escola, ela nos ensinará a lutar e a conquistar tudo aquilo que ainda não conquistamos. Então não se deprecie, acredite que cada dia é uma nova oportunidade de vencer e de conquistar e que as pessoas , as implicancias, os medos, tudo isto passa, mas a nossa força não, ela estará sempre conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário